Aumente a EFETIVIDADE dos participantes.
Crie TRILHAS, narrativas e DESAFIOS.
Idealizadora do Circuito e-Learning. Consultora e Gestora de Projetos de e-learning
Gamificação é uma das Metodologias Ativas que faz com que pensemos como trazer os elementos dos jogos para os processos de aprendizagem. Em 1989, como professora no Ensino Médio, desafiava os alunos a aprenderem Física na prática, fora da sala de aula, com situações do dia a dia ou no parque de diversões. Em 1996, inaugurei um Pré-Vestibular com turmas pequenas, foco na aprendizagem ativa, gerando envolvimento dos alunos com os conteúdos e as atividades, atribuindo significado ao aprendizado.
Quase 27 anos depois, atuando em diferentes frentes, cheguei à conclusão que as Metodologias Ativas, suas conexões e combinações são ferramentas poderosas para gerar resultados.
Em 2005, começou minha jornada na implementação de jogos nos processos de aprendizagem. Inicialmente pesquisando games que pudessem desenvolver competências e conhecimentos essenciais à aprendizagem de determinadas disciplinas ou funções. Entre 2012 e 2013, fui Coordenadora Pedagógica do Curso Técnico em Programação de Jogos Digitais (Senac/DF). 2018 foi o ano em que comecei a trabalhar ativamente com Oficinas Imersivas Online e Presenciais. Em 2022, atuei como conteudista e professora em displinas do Tecnológo em Jogos Digitais na UNICESUMAR.
Taí, adoro um bom desafio! E é natural do ser humano jogar... Naquela época, ainda não se falava em gamificação, falava-se em interações e aprendizagens mediadas por jogos. Publiquei artigos, aqui e fora em eventos especialmente voltados para educação. E fui para o mestrado e para o doutorado com o pensamento base de que precisa ser divertido, envolvente, motivador e desafiante para gerar aprendizagem, protagonismo e ação.
Construi uma história e hoje busco contribuir com minha experiência de 34 anos atuando com práticas ativas de aprendizagem.
Identificar e caracterizar o nicho e o avatar. Segmentar o público. Entender o comportamento da Concorrência.
Escolher, aplicar, ajustar e criar elementos para uma trilha, construir níveis, desafios, etapas a serem percorridas.
Desenhe um mapa de temas e conteúdo. Selecione aquelas que possam ser trabalhadas numa proposta ATIVA.
Estruturar os elementos da narrativa. Apresentar situações reais ou simuladas, trazendo contexto para o problema ou para a construção do projeto.
Esquematizar e produzir conteúdos em diferentes formatos e mídias que gerem resultados imediatos.
Estabelecer o Monitoramento e as Travas entre conteúdos e atividades. Evidenciar para o próprio aluno os seus avanços.
Estabelecer critérios de pontuação / premiação / desafios. Identificar organizadores de avanço e emblemas.
Estruturar a Trilha de Aprendizagem. Criar sequências de Microlearning. Estabelecer conexões entre Desafios.
Acesso a Área de Membros onde você tem acesso a Conteúdos Exclusivos e todos os Materiais Complementares usados durante a Oficina.
Cada participante terá Sua Pasta no Google Drive com os templates e atividades compartilhados entre eu e você, para que possa ter meu acompanhamento em tempo real, online e ao vivo.
Você terá um canal direto comigo durante 30 dias para esclarecer todas as suas dúvidas sobre o seu curso online.
Acesso ao Grupo de WhatsApp com demais participantes, no formato de Comunidade de Práticas, para troca de experiências, práticas e aplicações.
Aulas Extras dos Conceitos, Teorias e Experiências que respaldam as atividades propostas durante a Oficina.
Você receberá os Conteúdos do Curso em vídeo e as atividades em word com orientações de preenchimento em PDF.
Materiais categorizados, em formato de PDF, infográfico, mapas mentais, checklists, templates e videoaulas.
Ideal para sua prática. É consultar e entrar em AÇÃO.
Contém hoje com mais de 70 conteúdos nas áreas de EaD, Design Instrucional e Educacional, Criação de Cursos online e Produção de Conteúdos e Materiais, Metodologias Ativas, Lançamento Digital e Estratégias de Marketing Digital e de Conteúdo, entre outros.
Os participantes da oficina que obtiveram resultados por meio dos templates, roteiros e orientações, dicas e sacadas propostas no curso foram os que entraram em campo. Praticaram com os exercícios e testaram. Abriram mão de suas considerações e medos e fizeram o que estava proposto. Porém, produzir conteúdos não é mágico, e cada pessoa tem um tempo de aprendizagem diferente. É a disciplina, dedicação, foco e constante revisão que garantem bons resultados.